Adega em Casa: Tendência Charmosa na Decoração

Adrimar Construtora 17 de abril de 2020
2 pessoas gostaram desse post

Para os apreciadores de um bom vinho, ter uma adega pra chamar de sua pode ser um grande sonho, não só pelo consumo da bebida em si, mas também para ter sempre à disposição seus rótulos preferidos armazenados e expostos de forma charmosa e sem perder a qualidade.

Além disso, ter uma adega em casa proporciona momentos de relaxamento e boas conversas com amigos e familiares.

Preparamos esse artigo para te ajudar a escolher o tipo de adega ideal para seu espaço, o local adequado, e como inseri-la na sua decoração.

Primeiro o tamanho
Antes mesmo de definir o local, é necessário pensar no tamanho do espaço que a adega vai ocupar.
Existem inúmeros tipos de adegas com diferentes capacidades de armazenamento e conservação. Procure definir quantas garrafas gostaria de guardar ao mesmo tempo. A partir daí, será possível identificar o local e o modelo de adega mais adequado para você.

O melhor local
A adega pode estar em um ambiente reservado ou à mostra inserido na decoração, o importante é que não fique submetida à altas temperaturas ou incidência direta da luz.
O mais comum, é usar uma parede da sala de jantar. Nessa opção, a adega fica próxima ao local onde o vinho será servido além de decorar o ambiente.

Agora que você definiu o tamanho de sua adega e escolheu o melhor local para comportá-la, é hora de entender as tecnologias para armazenamento e modelos de projetos e móveis que mais se adaptam ao seu estilo.

Adega Climatizada Termoelétrica
A adega climatizada utiliza a eletricidade para manter as condições ideais para armazenamento dos vinhos. A termoelétrica funciona através da troca de calor do ambiente interno com o externo. O sistema retira o calor de dentro da adega e mantém a temperatura interna cerca de 10º mais baixa do que a temperatura externa.

Adega Climatizada com Compressor
O modelo mais moderno de adega climatizada, a tecnologia com compressor usa a eletricidade para resfriar efetivamente o interior da adega, e manter a temperatura e umidade adequada para cada tipo de vinho.

Adega Passiva
Indicada para coleção de vinhos muito grande, esse tipo de adega não usa nenhuma tecnologia para manter os vinhos na temperatura ideal.
É necessário apenas ter um grande espaço protegido de raios UV e temperatura entre 10º e 16º para instalar as prateleiras ou suportes.

Adega de Madeira
Um clássico, a adega de madeira é elegante e sofisticada. A madeira combina bastante com a atmosfera acolhedora para receber amigos, conversar e beber bons vinhos.

Adega mini bar
Ideal para espaços reduzidos, a sugestão é criar uma adega integrada com mini bar. Nesse caso, o móvel pode ser planejado especialmente para o ambiente e de acordo com a decoração.

Adega rústica
Todo o processo de fabricação do vinho remete à uma atmosfera mais rústica, e a adega pode assumir essa mesma característica. Que tal criar uma adega em casa com materiais simples para armazenar algumas garrafas e, de quebra, incrementar a decoração?

Adega moderna
Projetada com materiais como aço escovado, vidro e metais, esse tipo de adega é compacta e pode encaixar-se em pequenos espaços. Bonitas e funcionais, possuem inúmeros modelos para agradar todos os gostos e estilos.

E então, identificou qual o tipo de adega é mais adequada para você?
Com essas dicas e orientações vai ficar bem fácil criar um clima agradável e apreciar um bom vinho em casa!

  • 0
  • 2661
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.