Cuidados com a saúde para viver o melhor do verão!

Adrimar Construtora 17 de janeiro de 2019
2 pessoas gostaram desse post

O Verão é considerado, por muitos, a estação mais amada do ano: dias ensolarados e mais longos despertam a vontade de aproveitar ao máximo a vida, e as energias se renovam para desfrutarmos de momentos refrescantes e alegres ao ar livre.

Estando de férias ou não (afinal, os fins de semana e finais de tarde ainda claros estão aí para isso!) quem não tem vontade de pegar uma praia, uma piscina, ou até mesmo um banho de rio ou cachoeira? A disposição para a prática de esportes em locais cheios de vida em sua melhor forma, como na areia, na orla da praia ou em um parque arborizado, também está no auge nessa época do ano.

Todos sabemos que apesar de todas as vantagens que a estação oferece, o verão exige certos cuidados, mas é sempre bom, e nunca demais relembrar, para que possamos aproveitar ao máximo esses dias quentes e iluminados, sem prejuízo à saúde e ao bem estar.

Hidrate-se, como sempre, e mais do que nunca!

Beber água e outros líquidos como sucos e chás é sempre muito importante, mas no verão a importância é ainda maior: com o calor, o organismo elimina mais água e sais minerais devido à transpiração intensa, além da urina, por isso é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter seu corpo hidratado. Intensifique a hidratação consumindo alimentos como que possuem boa quantidade dessas substâncias. No topo da lista estão frutas e legumes como: melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata, abóbora etc.

Alimentação leve para manter o pique!

Em dias quentes costumamos ter menos apetite. Aproveite o clima para eleger alimentos mais leves, de fácil digestão, quando tiver que se alimentar. Comidas pesadas, quentes e gordurosas, como feijoada e carnes vermelhas assadas e ensopadas, serão uma bomba para sua disposição, lhe trazendo sono e mal estar, já que a digestão deste tipo de alimento fica mais lenta em dias de altas temperaturas. É importante também redobrar a atenção quanto à conservação dos alimentos, pois o calor é o clima mais propício para a proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Mantenha os alimentos bem vedados e refrigerados, e dispense alimentos que já tenham sido requentados uma vez.

Atenção à comida de rua!

Pense 2 vezes quando bater aquela vontade de comprar um lanche natural na praia ou no parque. No calor os alimentos precisam de refrigeração em dobro, e você não sabe a quanto tempo aquele alimento saiu da geladeira para ir para a térmica do vendedor, nem as condições de higiene em que foi feito… Se não tiver como escapar de consumir algo na praia, prefira comida industrializada, lacrada, que passou por fiscalização (o sorvete ou assai são bons exemplos). Melhor ainda seria levar seu próprio lanche, legumes ou frutas cortadas para a hora que a fome apertar, em uma bolsa térmica ou isopor com gelo, para conservar a temperatura. Como lembramos no item anterior, as bactérias alimentares amam o calor, e você detestaria ter uma infecção alimentar!

Brinde com moderação!

Muita gente gosta de tomar uma cervejinha gelada, um vinho branco ou caipirinha para comemorar o verão. Se você não for dirigir, seu brinde está liberado, mas não abuse: o álcool desidrata o organismo. Por isso, a dica é: se for tomar qualquer bebida alcoólica, não se esqueça de ingerir bastante água, simultaneamente, para repor a água que o álcool retira de suas células, aumentando sua transpiração e despertando sua vontade de urinar com maior frequência.

Pele e cabelo merecem todo cuidado!

O sol faz bem à saúde, produz melanina, serotonina, vitamina D e melhora o sono. Porém nesta época do ano muita gente fica ansiosa por pegar aquela cor do verão e ver a marca de biquíni ou da sunga se destacar na pele. Cuidado: para um bronzeado cheio de saúde e sem arrependimentos futuros, o ideal é evitar a exposição solar entra as 10 horas da manhã e às 04 horas da tarde (16h). Além disso, durante todo o dia, e mesmo que for ficar na sombra, mantenha a aplicação de protetor solar em dia para se proteger da radiação solar nociva, que causa envelhecimento precoce, manchas na pele e até mesmo queimaduras mais graves.

Se for ficar direto no sol, seja no clube, na praia, ou no rio, o protetor solar com fator acima de 30 é indispensável e deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas, ou até mesmo com mais frequência, se estiver na água ou transpirando muito devido à prática de esportes.

Os cabelos merecem também um cuidado redobrado com hidratação, devido ao ressecamento provocado pelo sol. Use máscaras com proteção solar se for ficar exposto ao sol direto, à água do mar e piscina, e capriche no condicionador durante a lavagem.

Se proteger está na moda!

Aproveite a moda dos acessórios e itens que invadem a moda no verão para proteger sua pele e seus olhos do excesso de sol: Chapéus, bonés e óculos de sol, além de muito estilosos, evitam que você seja atingida por raios ultravioleta no rosto, olhos e ombros. Compre óculos de sol em óticas confiáveis, garantindo sua proteção real. Cuidado: Óculos falsificados, vendidos por camelôs, costumam facilitar a entrada de raios UV, dilatando as pupilas e provocando o efeito inverso ao desejado, da proteção.

Fungos: evite-os!

O verão é uma época propícia para a proliferação de fungos. A transpiração excessiva e o uso de roupas molhadas por mais tempo em contato com o corpo, criam o ambiente perfeito para esse tipo de contaminação. Micoses e as candidíase são frequentes nesta época. Para evitar aborrecimentos, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com biquíni molhado.

Tomando esses cuidados, seu verão será só bons momentos e energia renovada para o ano todo!

Categoria: Saúde e Bem-estar
  • 0
  • 1078
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.