Home Offices: Um espaço em sintonia com as tendências do mercado de trabalho

Adrimar Construtora 2 de abril de 2019
4 pessoas gostaram desse post

Hoje em dia é quase impossível imaginar que uma habitação não possua um espaço, mesmo que diminuto, dedicado ao trabalho e estudo. O Home Office, ou “escritório em casa”, passou a ser praticamente um ambiente obrigatório nas residências modernas.

A ideia de trabalhar em casa não é tão nova quanto parece: Na idade média, nos Burgos, povoados auto administrados cercados de muros conhecidos também como fortes, as pessoas moravam e trabalhavam em construções compostas por uma área privada para habitação e um comércio ou oficina na parte da frente ou no piso térreo. Este modelo só deixou de ser mais praticado no início do século XX, quando a Revolução Industrial levou os trabalhadores para as fábricas (em condições muitas vezes exploratórias e distantes do ideal).

No início do século XXI, a organização das cidades se apresentava em zonas setorizadas como residenciais e comerciais, e as pessoas se deslocavam de carro ou transporte público para seus trabalhos, muitas vezes em locais bem distantes. Não haviam tantos carros nas ruas, nem tanta gente nos centros urbanos, por isso este modelo ainda era considerado viável.

Atualmente, com a explosão populacional e o aumento vertiginoso no número de veículos que circulam nos grandes centros urbanos, vemos um contexto bem diferente: Estatísticas geradas por levantamento feito pelo IBOPE em 2008, demonstra que 63% dos paulistanos gastam até três horas nos deslocamentos para o trabalho, escola ou universidade.

Além disso, o fim da era industrial e o início da era da informação, consequência do estágio de desenvolvimento tecnológico impulsionado pela expansão das redes de comunicação e a popularização dos dispositivos portáteis como laptops, smartphones e tablets, proporcionou mudanças estruturais irreversíveis no mercado de trabalho. A redução de custos fixos, com estrutura física, e a valorização dos serviços, da criatividade e da produtividade se tornou prioritária por boa parte das empresas, e as distâncias diluídas e fronteiras dissipadas por esta tecnologia da informação possibilitaram a realização das atividades e projetos em qualquer lugar onde exista um sinal de internet disponível. A presença física, que servia como medida para remuneração nos modelos de contratação convencional se tornou dispensável, e trabalhar em casa é hoje uma grande tendência e desejo de muitos.

Existem alguns formatos de trabalho que se encaixam na modalidade de home office: como funcionário de uma empresa (chamado de teletrabalho); como freelancer (trabalhando em projetos avulsos); ou como empresário de uma empresa home based (que tem sua sede em uma residência). Se você ainda não trabalha como Home Office, já pode pensar em mudar de vida e transformar sua rotina profissional praticando uma destas modalidades. Se você já faz Home Office e tem um canto em casa esperando por uma upgrade de estilo ou uma transformação para se tornar o espaço perfeito para trabalhar e estudar, veja a seguir alguns projetos de home office para se inspirar e colocar em prática. Afinal, você merece um local de trabalho bonito, confortável e muito produtivo!

Categoria: Decoração
  • 0
  • 2282
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.