Tendências de Cores 2019

Adrimar Construtora 5 de dezembro de 2018
0 pessoas gostaram desse post

Na edição anterior, o assunto abordado foram as tendências que devem se destacar nos projetos de design de interiores em 2019. O tópico Cores é um assunto tão importante no resultado das criações de ambientes que proporcionem conforto e bem estar aos usos dos espaços para seus usuários em diferentes ocasiões, que até inspirou um olhar mais aprofundado sobre o tema. A seguir, mais detalhes sobre o desenvolvimento das combinações de cores e as preferências do público e dos profissionais do design de interiores para o próximo ano.

VIEW – HOME + INTERIORS 2019 – O catálogo de cores da PANTONE

A empresa consagrada pelo mercado de produção gráfica promocional e editorial como referência no desenvolvimento de cores exclusivas, passou a influenciar diversos outros segmentos do design no mundo todo, como as indústrias da moda e da arquitetura & decoração, em suas coleções e lançamentos.

Todo ano a marca desenvolve catálogos com suas apostas em cores que serão tendência nos projetos de arquitetura e design de interiores do próximo ano. As paletas são cuidadosamente criadas e combinadas segundo uma cuidadosa alquimia de experiências que os consumidores desejam vivenciar nos ambientes que habitam no dia a dia, baseadas em estudos e pesquisas de tendências de comportamento e preferências dos consumidores atuais.

“Com mais opções do que nunca, é essencial que marcas de móveis e interiores e designers se conectem com seus consumidores e entreguem temas, paletas e cores que engajem e estimulem para além da superfície”, diz Laurie Pressman, vice presidente do Instituto de Cor Pantone.

O catálogo 2019, intitulado FOCO, apresenta duas paletas de cores que reforçam o anseio do homem moderno pelo que há de mais essencial à vida e pela volta aos simples e genuínos prazeres proporcionados por tudo que é natural, na sua forma de viver. As cores despertam memórias afetivas, estimulando em seus “espectadores” sentidos além da visão, como o paladar e o tato.

A Paleta CRAVINGS: “Desejos”

O nome, que em tradução livre significa “Desejos”, foi escolhido pela marca PANTONE para definir a intensão da apetitosa combinação de cores:“Cravings tentará seus olhos, assim como as papilas gustativas, com vermelhos condimentados, doces flamingos laranjas e roxos ricos”. Cores que remetem à frutas e sabores da natureza, ilustradas por imagens sedutoras de“comidas fetiche”, aprofundam a irresistível mensagem da paleta. Os tons neutros dos saborosos Butterum e Cappuccino propiciam uma deliciosa presença de calor e conforto, enquanto o Grassy Green oferece um refresco das sombras ao redor. Esses excepcionais sabores se consolidam em memoráveis e inspiradoras experiências sensoriais que remetem a outras tão agradáveis quanto”.

De acordo com Pantone, a paleta “Cravings” inclui alusões a “alimentos e sabores fetiche”: desde os ricos  Cappuccino e Chocolate, passando pelas doces frutas vermelhas, até as picantes Chilly Pepper e Cayenne.

A Paleta “CLASSICO”

O nome explicita o estilo mais clássico e aconchegante da segunda paleta. “Os tons de “Classico” são fundamentais, básicos e atemporais, e ao mesmo tempo, elegantes e resistentes aos modismos. Essa é a paleta onde um gracioso Swan White e um Camel-Colored coexistem sem esforços com um profundo e chique Gray Flannel, Burgundy Red e Black Caviar. Rich Gold e Apricot Brandy são os elementos finais para uma linguagem de cores universal, que se adequa a todas as categorias de produtos, em todos os níveis de marketplace”.

Os tons da paleta “Classico” combinam perfeitamente o azul marinheiro profundo, flanelas cinzas, vermelho vinho e o negro do caviar.

Os metálicos continuam em destaque. já que seu brilho enobrece elementos e objetos, exercendo uma atração irresistível. Em 2019, o Ouro metálico integra a Paleta “Classico”, homenageando este “elemento fetiche” universal.

No Brasil, marcas consagradas da indústria de tintas para decoração, como a Tintas Coral, já confirmam o acerto de rumo das sugestões dadas pela PANTONE: a escolhida pela marca para ser Cor do Ano de 2019 é a Creme Brulée, um tom de âmbar quente, com nome e tonalidade que remetem à “Cravings” (Pantone Butterrum), e que segundo a leitura da fabricante, é inspirada na beleza e versatilidade do mel, e que pode ser calma ou relaxante, confortável ou vibrante, dependendo da paleta com a qual é combinado, E ao que tudo indica, grande parte da indústria envolvida terá prazer em seguir as tendências apontadas pela gigante das cores.

Não perca, nas próximas publicações, apresentaremos outras sugestões da PANTONE para os próximos anos.

Categoria: Decoração, Tendências
  • 0
  • 1612
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.