Realizada entre os dias 8 e 11 de abril deste ano, a FEICON 2025 aconteceu no São Paulo Expo e se consolidou como o maior evento da construção civil da América Latina e um dos maiores do mundo.
A edição contou com mais de 1.000 marcas, que expuseram seus produtos e novas soluções tecnológicas para as necessidades da contemporaneidade.
Neste ano, a FEICON aumentou seu espaço de exposição em 40% e reuniu marcas de mais de 70 países, que apresentaram as novidades do setor. As empresas demonstraram estar alinhadas às novas tecnologias e às possibilidades de conforto, segurança e praticidade, além de atenderem às urgências ecológicas, propondo soluções sustentáveis que conciliam meio ambiente, qualidade, estilo e inovação.
Durante a feira, aconteceu a primeira edição da Feiconference.
A programação contou com palestras, ações e painéis voltados aos players do setor, abordando temas como: a transformação digital na construção civil e na engenharia, caminhos para a liderança estratégica e novos modelos de negócios.
Também foi realizada a centésima edição do ENIC (Encontro Internacional da Indústria da Construção), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que trouxe debates sobre temáticas semelhantes às da Feiconference.
O CRT-SP realizou diversas ações durante todos os dias da feira, com o objetivo de divulgar suas atividades e promover a valorização profissional. Entre as ações, houve testes de conhecimento sobre as prerrogativas dos profissionais registrados no Conselho. Somente no estado de São Paulo, estão registrados quase 18% dos técnicos industriais brasileiros.
Giulliano Polito foi um dos destaques da Feiconference, apresentando uma palestra sobre o futuro da construção civil.
Com ampla experiência em planejamento estratégico, gestão de stakeholders e áreas como qualidade, sustentabilidade e segurança, Polito abordou a transformação digital na construção civil por meio da hiperconvergência tecnológica.
Sua apresentação destacou a integração de tecnologias como BIM (Modelagem da Informação da Construção), Inteligência Artificial (IA), Data Analytics e Big Data, enfatizando como essas ferramentas estão moldando o setor e os impactos que trazem para os profissionais da área.
A palestra de Polito foi uma das mais comentadas do evento, proporcionando insights valiosos para engenheiros, arquitetos e gestores interessados em se preparar para os desafios e oportunidades de um setor em constante evolução.
O debate sobre o uso dessa tecnologia no setor, veio no segundo dia da feira e demonstrou a potência revolucionária no campo da construção e o quanto o uso de I.A tem impactado significativamente para o mercado.
A cofundadora do Construflow, Mariana Panitz, explanou sobre o tema“ Do bournout tecnológico à estratégia inteligente”.
Na sua fala, a empreendedora sugeriu que fosse feita uma reflexão analítica sobre a aplicação das novas tecnologias com mais eficácia.
Panitz afirmou que: “A IA na construção civil ainda está em uma fase embrionária. Estamos aprendendo a lidar com essa nova ferramenta, a entendê-la e, principalmente, a aplicá-la com inteligência e propósito”.
a Klein e Paula Rocha Ferrador, representantes da Saint-Gobain, protagonizaram a palestra “Jornada para Chegar aos 360 Anos: ESG como Estratégia de Negócio”, abordando o papel central da sustentabilidade na história e no futuro da companhia.
Com 360 anos de atuação global, a Saint-Gobain reforçou seu compromisso com práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) como pilares de inovação e longevidade no setor da construção civil. Klein, gerente de sustentabilidade da empresa na América Latina, apresentou cases reais e estratégias que têm guiado a empresa rumo a um modelo de negócio mais consciente, resiliente e conectado às demandas ambientais contemporâneas.
O protagonismo das soluções ecológicas foi divido com o eixo tecnológico da informática.
A Inteligência Artificial também se destacou na FEICON 2025.
A feira atraiu um público diverso. Milhares de pessoas de diversos cantos do país foram fazer uma visita ao evento e criar uma bagagem de referência e networking nos três dias de eventos.
Para quem gosta de estudar e se envolver com o setor da construção civil, seja pela arquitetura, engenharia ou até mesmo design de interiores, a FEICON é uma grande oportunidade de conhecer o mercado e se aproximar de outros entusiastas do setor.
O grande encontro entre empresas centenárias, internacionais, empreendedores e startups proporciona um leque diversificado para criar conexões. Além disso, os diversos estandes e painéis oferecem novos aprendizados e os rumos que o mercado está tomando.
Se você se interessou, a FEICON 2026 já está programada e acontecerá de 7 a 10 de abril de 2026.