Apartamento ou casa? Saiba como escolher o imóvel ideal para sua família

Adrimar Construtora 27 de dezembro de 2020
2 pessoas gostaram desse post

Escolher um lugar para chamar de lar não é algo fácil, mas com certeza se trata de uma tarefa tão gostosa quanto desafiadora! Cada imóvel traz características próprias e cada família tem por si só suas próprias demandas e necessidades. Visto isso, entre tantas perguntas que surgem na hora de começar a escolher o imóvel ideal, uma das primeiras com certeza é: apartamento ou casa?

Tem quem bate o martelo com a maior certeza do mundo de que prefere apartamento, assim como tem quem não more em outro lugar que não seja uma casa. Nesses casos, a escolha obviamente fica mais fácil, mas o que complica é quando o comprador não tem uma preferência exata e para ele tanto faz casa ou apartamento. Esse “tanto faz” pode ser uma complicação na hora de começar a escolher o imóvel ideal, pode na verdade piorar o nível de dificuldade para sair procurando, mas sempre tem como facilitar essa escolha.

Pensando nisso e para te facilitar, caso seja o seu caso, descubra abaixo se a sua preferência é casa ou apartamento!

Saiba como escolher o imóvel ideal para a sua família!

Como escolher?

Parece simples escolher entre uma e outra, mas quando se gosta de ambos os tipos de moradia, não é nada fácil. As casas tendem a ser mais indicadas para famílias grandes, mais tradicionais e que gostam de mais privacidade, enquanto isso, apartamentos são mais indicados para os jovens solteiros ou casais que estão mais focados na vida profissional e que procuram uma moradia que traga mais facilidades. Mas isto também não é uma regra, visto que tudo envolve muito mais os gostos pessoais de cada família.

Acima de tudo, é preciso compreender que cada um tem as suas preferencias e a identificação com o espaço é o ponto mais imprescindível para escolher “O” lar. Uma forma que facilita muito escolher apartamento ou casa é enumerar as vantagens e as desvantagens de cada tipo de moradia, e identificar quais vantagens lhe atraem mais.

 

Vantagens e desvantagens de escolher uma casa

Vantagens

Maior privacidade 

A privacidade é uma das vantagens mais marcantes de morar em uma casa. Você e sua família não estarão cercados de vizinhos o tempo todo, principalmente na parte de áreas de lazer ou coisas do tipo. Por exemplo, se você quiser reformar ou dar uma festa, você só precisará fazer isso acontecer, sem perder tempo com incômodos de avisar os vizinhos.

Outro ponto no quesito privacidade é que, dependendo das estruturas dos apartamentos, uma simples discussão pode facilmente ir parar na boca dos demais moradores que moram parede a parede com você. Viver em uma casa elimina todos esses problemas e, por consequência, você pode ser você, com muito mais liberdade!

Liberdade de escolha

Outra vantagem marcante em relação em morar em uma casa é a liberdade de escolha. Embora regulamentações sejam importantes para garantir uma boa convivência na rotina entre os vizinhos, muitas pessoas não possuem tanta facilidade em se adaptar a estas regras, ou seguir algumas que não concordam. Morar em uma casa te dá esta liberdade de fazer as suas próprias regras e fazer o que bem entender com todas as áreas, sem dar nenhum tipo de satisfação.

Menos Barulho

Quem mora em casa há muito tempo sempre defende esta como a maior vantagem de todas, argumentando que há muito mais liberdade. Por mais que isto tenha algumas controvérsias, como sofrer com barulho das casas vizinhas, as situações de incômodo em relação aos barulhos são muito mais comuns em apartamentos, ou seja, se você quiser chegar tarde em casa e mudar toda a sua mobília, andar com um sapato barulhento ou coisas do tipo, você pode sem medo de estar incomodando, ou do seu interfone acabar tocando com alguém reclamando.

O mesmo vale para quem já se considera uma pessoa barulhenta por natureza, e/ou quem já teve muitos problemas em apartamentos em relação a barulho. Afinal, no fim das contas ninguém quer incomodar.

Menor custo mensal

Em alguns meses, a taxa de condomínio de um apartamento pode pesar muito no bolso. Os consertos devem ser feitos constantemente, assim como também existe o salário dos funcionários da portaria e limpeza. Por isso, quando falamos de custos mensais, por mais que nas casas também existam, eles geralmente tendem a ser menor do que os de apartamento.

Mais espaço de lazer

Muitos condomínios vêm se preocupando cada vez mais com os espaços de lazer, oferecendo grandes áreas voltadas aos moradores, mas isso não ocorre em todos os prédios. Já nas casas, a vantagem é que geralmente se encontra mais espaço de lazer e, como falamos acima, estas áreas são só dos moradores da residência, o que deixa tudo muito mais divertido e tranquilo.

Sem contar que em uma casa, o morador pode criar a sua própria área de lazer, com piscina, hortas e jardins, espaços pros animais e o que mais desejar.

Desvantagens 

Menor Segurança

Quando se fala em desvantagens de morar em uma casa, a questão da segurança é certamente a primeira que surge na mente das pessoas. Apartamentos contam com portarias que geralmente funcionam 24 horas por dia e sabendo da existência desta portaria, um simples ato de ir à uma padaria já lhe deixa com muito mais tranquilidade.

Porém, existem soluções que contribuem para sanar esta desvantagem, ou pelo menos amenizar, como câmeras de segurança, cerca elétrica, segurança e até mesmo guardas de rua. Isso tudo, é claro, depende muito do índice de violência do bairro.

Outro ponto desta desvantagem é voltado para quem viaja muito ou que fica pouco tempo em casa. Isto porque, nestes casos, a casa acaba sendo um alvo fácil para a invasão de bandidos, por chamar mais atenção, o que não ocorre em apartamentos.

Gastos extras podem existir 

Por mais que uma das vantagens de morar em casa seja um custo menor, por outro lado morar em casa pode trazer gastos extras inesperados. O morador de uma casa precisa tomar conta de todas as manutenções necessárias, o que dá mais dor de cabeça, visto que é ele que terá que resolver as coisas sozinho, o que não ocorre nos apartamentos.

Assim, o proprietário de uma casa inevitavelmente precisa lidar diariamente com a sua manutenção e, mesmo que não tenha que pagar condomínio, pode acabar tendo um gasto maior se não tiver um cuidado excessivo com a sua residência.

Vantagens e desvantagens de escolher um apartamento.

Vantagens

Mais segurança

Bom, visto o que falamos acima sobre as vantagens e desvantagens em relação às casas, fica claro que morar em um apartamento dá muito mais segurança para os moradores. Afinal, se o prédio tem segurança 24 horas, é possível até mesmo deixar as portas do apartamento destrancadas.

Praticidade 

Quem está em busca de mais praticidade para o seu dia a dia, o apartamento é a escolha certa! Por conta de suas características, os apartamentos possibilitam experiências mais dinâmicas, sendo ideal para pessoas mais jovens que estão construindo a sua carreira profissional e, por consequência, precisam dedicar mais tempo a ela.

Ou seja, os edifícios contam com uma infraestrutura que facilita muito as atividades serem realizadas dentro do próprio condomínio.

Contato social 

Como diversos apartamentos contam com áreas de lazer muito interessantes, o apartamento é um excelente ambiente para socializar, principalmente as crianças. Muitos condomínios atualmente contam com uma série de serviços internos incluídos na taxa de condomínio, como área de academia, espaço gourmet, piscina e dentre outros.

Assim, visto o momento que estamos vivendo, aprisionados em casa, ter mais contato social é algo que vai se tornar cada vez mais importante, principalmente após a crise que estamos passando por conta do Coronavírus.

Sem muitas preocupações com manutenção 

Como também falamos um pouco acima sobre vantagens e desvantagens em relação às casas, uma vantagem em morar em um apartamento é com certeza não ter preocupações com manutenção. Manutenções devem ser feitas com uma grande frequência, independente de casa ou apartamento, e por mais que a mensalidade do condomínio pode nem sempre ser barata, o morador fica livre desta obrigação de se preocupar com a manutenção, ou seja, o prédio estará sempre limpo e funcionando perfeitamente, diferente da casa, que a responsabilidade é inteiramente do proprietário.

Desvantagens

Regras e condomínio

É claro, morar em um apartamento traz inúmeras vantagens, mas também pode incomodar um pouco algumas pessoas em relação às regras do condomínio. Pode ser chato e incômodo, mas necessário. Mas de qualquer forma, quem não se sujeitar ao regimento interno, ou ao que foi imposto na convenção de condomínio pode acabar sofrendo punições, como ser impedido de frequentar áreas comuns do prédio e até mesmo penalidades financeiras.

É uma desvantagem muito óbvia, que realmente pode ser incômoda, mas totalmente necessária para a boa convivência dos moradores.

Menos autonomia e privacidade

A privacidade de morar em um apartamento é reduzida, já que neste tipo de imóvel, os moradores acabam convivendo mais com os vizinhos diariamente, e até em certos momentos é possível ouvir toda a rotina do seu vizinho de parede, ou até mesmo eles te ouvirem.

Isto tudo sem contar as áreas sociais, que são compartilhadas e o morador acaba não tendo nenhuma autonomia para fazer o que bem entender.

Afinal, casa ou apartamento? 

Como você pode perceber, seja casa ou apartamento, ambos possuem vantagens e desvantagens e todas devem ser levadas em conta na hora de decidir qual será o ideal para você e seus familiares. Porém, de forma simplificada, fica claro que a casa é normalmente ideal para quem procura mais liberdade, privacidade, contato com a natureza e espaço para criar plantas e animais, e quem passa mais tempo nela do que na rua.

Enquanto isso, também de forma simplificada, apartamento é normalmente para quem procura uma vida prática, um espaço fácil de cuidar, que preza pela segurança, que pode viajar sem preocupações, que fica mais tempo na rua e que não quer perder tempo com manutenção.

Assim, é hora de colocar isto na sua balança pessoal e descobrir o que tem mais a sua cara! A Adrimar Construtora tem Apartamentos e Casas que com certeza se encaixam no seu perfil familiar. Se ainda estiver com dúvidas, fale com nossos corretores que eles te ajudarão a decidir e realizar o sonho da sua família!

  • 0
  • 579
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.