Biomateriais – Um pensamento a longo prazo

Adrimar Construtora 29 de outubro de 2021
0 pessoas gostaram desse post

Você já parou para pensar na quantidade de poluentes que produzimos? Desde a confecção de um material de decoração, uma peça de roupa, ou uma garrafa. O pior é que na maioria das vezes o lixo é descartado em rios, terrenos ou em alguns casos são incinerados e este processo acaba formando o gás carbônico, nocivo ao meio ambiente.  

Pensando nisso, hoje as indústrias da moda, alimentícia, agricultura, design, construção civil e tantas outras, buscam meios de tornar esses processos menos nocivos ao ambiente, onde se preocupam cada vez mais com o futuro do planeta. 

Essa técnica que utiliza de matéria-prima preparada com base em plantas e substâncias orgânicas substitui compostos poluentes, alguns são reutilizados de sobras da agricultura e da indústria alimentícia, resolvendo grande parte desse problema grave que é o acúmulo de lixo. 

A criação dos biomateriais vem da influência do conceito de economia circular. Esse conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.  

 

Em um guia de design feito pela fundação Ellen MacArthur, organizadora internacional e difusora dessa ideia, diz que manter os materiais dentro da cadeia produtiva pelo maior tempo possível colabora para frear a extração de recursos finitos e promover a regeneração de ecossistemas.  

A arquiteta Léa Gejer, fundadora da Flock, consultora para projetos de design e arquitetura circulares, e sócia do site educativo Ideia Circular, afirma que o designer, hoje, deve se preocupar com a procedência e o destino dos ingredientes que usa em seu trabalho. Ele precisa planejar o descarte de suas peças, é como desmontar e reinserir cada parte delas no ciclo de fabricação. 

 

QUE TIPO DE MATERIAL PODE SER PRODUZIDO?  

 Ladrilhos feitos de cimento e carbono extraído da poluição do ar 

 Tapete feito com nylon resgatado de redes de pescas  

 Couro que pode ser feito tanto com cacto ou cogumelo 

 Plástico feito com cana de açúcar  

 Cogobó Mundaú, um produto nacional de Marcelo Rosenbaum, Rodrigo Ambrosio e Itamácio Santos, que dá novo significado às conchas de sururu descartadas: trituradas, elas entram na massa do elemento vazado. O projeto social nasceu na comunidade da Lagoa do Mundaú, em Maceió, e foi incorporado ao catálogo da marca de cerâmica Pointer. 

 O Carbon Tile, da startup indiana Carbon Craft Design, é um ladrilho feito de cimento e carbono extraído da poluição do ar (imagem 1)
O fio Econyl, um náilon resgatado de redes de pesca, dá forma ao tapete assinado por Antonio Ferreira Jr. para a Punto e Filo (imagem 2)
Couro vegano Desserto, fabricado no México com cactos de uma fazenda orgânica (imagem 3)
Garrafa pet feita com Cana de açúcar (imagem 4)
Cobogó Mundaú, de Marcelo Rosenbaum, Rodrigo Ambrosio e Itamácio Santos (imagem 5)

Sobre o Cogobó de Mundaú 

O Instituto A Gente Transforma uniu forças com a comunidade de catadores de sururu do entorno da Lagoa de Mundaú, e especialmente com o artesão Itamácio Santos, para criar o Cobogó Mundaú, uma manufatura semiartesanal. 

 

A fabricante de cerâmica Portobello tomou conhecimento da ação por meio das redes sociais de Marcelo Rosenbaum, e decidiu encampá-la ao comprar os artigos confeccionados pelo grupo e colocá-los no mercado por meio da Pointer, seu braço democrático. Nascido no programa Maceió Mais Inclusiva através da Economia Circular, o bloco foi finalista do prêmio Human City Design Award, conferido pelo governo de Seul, e foi o ganhador do Prêmio Casa Vogue Design 2021 na categoria Revestimentos. 

Fonte: Casa Vogue/Globo 

 

 

 

Categoria: Sem categoria
  • 0
  • 440
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.