Como harmonizar o piso com o revestimento da parede?

Adrimar Construtora 27 de janeiro de 2023
0 pessoas gostaram desse post

Podemos afirmar que o revestimento, juntamente com o piso, é a base do design de interiores, que irá influenciar diretamente na escolha dos demais elementos da decoração e em toda a atmosfera do ambiente. Com tantas opções de materiais no mercado, como compor de forma harmonizada, alinhada ao estilo de decoração que buscamos ter em casa?  

Muitos materiais!  

Atualmente existem diversas opções de revestimentos: mármores, tijolos, pisos, madeira, texturas em massa, papéis de parede, cerâmica, adesivos, tintas comuns e muito mais. O mesmo ocorre se tratando do piso, que pode ser feito em porcelanato, cerâmica, cimentados, madeira, tacos, cera, entre outros. Para conhecer as opções e encontrar o seu próprio estilo, vale buscar referências e entender as propriedades de cada material.  

Mesmo revestimento no piso e na parede 

Uma técnica que dá um toque especial aos ambientes é fazer com que o piso “suba pelas paredes”, isto é, mantenha continuidade até metade de uma ou mais paredes no cômodo e se torne parte do revestimento, garantindo um ar aconchegante em quartos e resistência a manchas e umidade em banheiros e corredores.  

Cor combinada 

A combinação não é a regra, mas pode contribuir muito para a harmonia dos cômodos. Dessa forma, é importante entender a paleta de cores do ambiente – se é composta por cores neutras, tons terrosos, minimalista – e garantir que tanto a textura quanto o tom do revestimento e do piso estejam de acordo.

Cor complementar

Como dissemos, a combinação não é a regra, de modo que o contraste na tonalidade do piso e do revestimento também pode compor um ambiente harmônico, quando feito com cores que se complementam, e texturas que mesmo diferentes, façam parte de um mesmo estilo.  

Revestimentos diferentes para cada cômodo

Em projetos ousados podem ser feitas não só a combinação de pisos e revestimentos, como também criar padrões de mesclagem diferentes para cada cômodo da casa. Trata-se de uma proposta arrojada, mas que com a iluminação e mobília certa, pode funcionar.

Estilo de decoração 

Os diferentes estilos de decoração contam com elementos próprios que já se tornaram característicos das suas composições. A madeira está fortemente associada ao rústico, o cimento queimado, ao industrial. Dessa forma, antes de definir os revestimentos, é essencial escolher um estilo de design de interiores para seguir, que será o norteador das suas decisões.

Não se esqueça da aplicação

É preciso levar em consideração a aplicação ideal para cada cômodo, visto que cada material traz uma proposta diferente. Em banheiros, por exemplo, é comum usar azulejos, por sua baixa porosidade que impede a absorção de água. Já em áreas de convivência, é adequado o uso de madeira, visto que é um material aconchegante, ao passo que áreas de serviço utilizam pedras, material resistente a trabalhos manuais.

Tenha um projeto em mãos 

Se você não sabe por onde começar a escolher os revestimentos para o seu imóvel, arriscamos dizer que você não contratou profissionais para te ajudar no processo de reforma. Além de todo o conhecimento em paisagismo, arquitetos e engenheiros conhecem as propriedades dos materiais e podem te orientar a tomar decisões que tornem o seu projeto seguro, duradouro e harmônico.  

Em busca de imóveis já revestidos?

A Construtora Adrimar conta com muitos empreendimentos próprios, temos residenciais de alto padrão, cujos apartamentos têm todos os cômodos finamente revestidos em pisos e porcelanatos, garantindo um paisagismo harmônico e facilitando a decoração do ambiente para os futuros moradores.

Quer conhecer algumas das nossas opções? Clique aqui.

  • 0
  • 1155
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.