Da planta à entrega das chaves: O que esperar durante o processo de construção do seu imóvel?

Adrimar Construtora 26 de maio de 2023
2 pessoas gostaram desse post

Comprar na planta é uma excelente opção para quem busca adquirir um imóvel por um valor mais acessível. Esse processo, porém, pode envolver ansiedade, visto que a entrega é a longo prazo. Uma forma de segurar a emoção é conhecendo as etapas, da planta até a entrega das chaves. Por isso, nesse post você vai saber o que esperar durante o processo de construção do seu imóvel.  

casal sentados no chão de uma casa vazia em meio a caixas de papelão, olhando um grande papel que parece um projeto de arquitetura.

Quanto tempo demora até a entrega de um empreendimento na planta?

Ao comprar um imóvel na planta é preciso ter em mente que você está investindo em um empreendimento cujas obras ainda não iniciaram. O prazo de entrega de um imóvel na planta varia, em média, de 18 a 36 meses. Esse tempo pode alternar de acordo com o grau de complexidade da obra. 

maquete de um prédio super detalhada, com grama e varanda e árvores e ruas internas, em uma sala.

Os residenciais da Adrimar Construtora, por exemplo, contam com pavimentos inteiros dedicados ao lazer e outros para estacionamentos, além de quadras, piscinas de borda infinita, saunas e muito mais. Nesse contexto, o prazo de entrega pode ser mais longo do que o de construções mais simples.

Área de piscina do residencial Gran Mirage, que fica em Mongaguá, cidade do litoral de São Paulo. Nem um chão de madeira, com guarda-sois e mesas e coqueiros emm vasos, e uma piscina de borda infinita imensa. O mar é visto ao fundo, porque a vista fica bem de frente pra ele.
Piscina borda infinita – Residencial Gran Mirage da Adrimar Construtora.

 

Quais são as vantagens da compra de um imóvel na planta?

Além do preço atrativo, comprar um imóvel na planta pode trazer outras vantagens. Uma delas é a crescente valorização que imóveis adquiridos na planta têm até a entrega das chaves. Outra vantagem é o pagamento facilitado, já que assim como a Adrimar, muitas construtoras oferecem parcelamento flexível e alinhado às necessidades do cliente.

corretora mulher conversando com um casal em um imóvel de mostruário.

Imóveis na planta também têm o adendo da modernidade: por serem novos, geralmente são construídos de acordo com as últimas tendências em decoração e paisagismo, além de contarem com equipamentos modernos. Mas, caso o cliente opte por personalizar os acabamentos, pisos e cores, muitas construtoras oferecem essa opção, sendo a personalização mais uma das vantagens dos imóveis na planta.

Mãos segurando folhas de paletas de cores.

Fases da construção 

Com a noção do prazo e das possibilidades que um imóvel na planta oferece, vamos agora para as etapas da sua construção.

obra ao pôr do sol, cheia de ferros e silhuetas

Planejamento e aprovação

Empreendimentos de alto padrão não são feitos sem um bom planejamento. Nessa etapa está incluso o projeto arquitetônico, as especificações técnicas, o cronograma de obras e o orçamento. Tal como as licenças e autorizações dos órgãos públicos necessários.

mão desenhando um projeto de arquitetura manualmente. Passando um lapiseira por uma regua redonda.

Pré-lançamento e lançamento

É quando a construtora divulga o empreendimento e começa a vender unidades na planta. O lançamento é acompanhado de eventos de marketing: pontos de venda, construção de decorados para visitação e outras ações.  

Um corretor imobiliário coreano está em pé próximo a um casal (uma mulher jovem coreana e um homem negro de sobretudo) segurando uma prancheta e mostrando a eles onde eles devem assinar.

Construção 

A construtora começa as obras antes de iniciar o processo de vendas e divulgação. Essa etapa inclui escavação, fundação, estruturação, revestimentos, acabamentos, cabeamentos etc. Próximo às etapas finais do processo, algumas construtoras liberam a visitação para clientes que quiserem conferir como seu futuro imóvel está ficando.

obra encimada, tirada de baixo pra cima, de modo que a foto ficoualongada. É um prédio bem largo para os lados, com 3 blocos grudados, dois mais a frente, e um atrás, formando tipo um "U", entende? A obra ainda está nos tijolos, o que dá a ela um tom alaranjado.

Entrega das chaves 

Aqui ocorre o tão esperado momento em que a construtora entrega as chaves para os proprietários. Em geral, as construtoras fazem um ótimo trabalho em finalizar imóveis exatamente como foram propostos na planta, porém o cliente pode e deve realizar inspeções e vistorias junto a empresa.

casal recebendo as chaves do seu mais novo apartamento diretamente das mãos da corretora, ambos sorriem muito felizes, e a corretora também.

Pós-venda  

Não vamos esquecer da importante etapa do pós-venda. Depois da entrega das chaves, construtoras de confiança prestam total assistência aos proprietários em caso de dúvidas ou problemas quanto ao imóvel e/ou empreendimento. 

Mulher de meia idade de coque e blusa longa social branca, atende o telefone de mesa com uma mão (que o leva até a orelha) e coma outra mexe no mouse e olha para a tela do computador. Ela está em uma mesa de recepção, e seu rosto tem um amplo sorriso de olhos apertados, como se estivesse se divertindo ou a pessoa do outro lado da linha tivesse contato uma piada.

Adrimar, sua construtora em Mongaguá 

A Adrimar Construtora está há mais de 39 anos atuando em Mongaguá. Muitos dos empreendimentos residenciais de alto padrão e imóveis comerciais que estão espalhados pela cidade compõem nosso vasto leque de construções. Fazemos questão de trabalhar com seriedade e comprometimento, cumprindo prazos, inovando em cada projeto e mantendo sempre o respeito e a confiança dos nossos clientes.  

Saiba mais sobre nós aqui.

Foto tirada do celular da Adrimar Construtora (empresa dona do blog), que é um lugar bege com detalhes em vermelho. O céu atrás é bem azu. e não tem nenhuma árvore.

  • 0
  • 714
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.