Dicas para escolher o imóvel ideal para alugar

Adrimar Construtora 2 de junho de 2017
0 pessoas gostaram desse post

Quando se procura uma moradia para alugar, poucas pessoas tem experiência suficiente para saber quais pontos devem ser levados em conta na hora de bater o martelo para evitar aborrecimentos futuros. Veja a seguir algumas dicas para estar preparado para enfrentar esta busca e obter sucesso na escolha final. Afinal, decidir qual o lugar ideal para você e sua família morarem não é uma tarefa qualquer e precisa ser encarada com a maior seriedade.
Antes de ir a uma imobiliária e sair visitando imóveis, tenha em mente o que quer procurar: faça uma lista com o perfil da família (número e idade dos integrantes, atividades que cada um realiza na residência), e a partir daí, quais são suas necessidades em termos de tamanho e número de cômodos, vagas na garagem, espaço para lazer, distância do trabalho e da escola, segurança da residência e na vizinhança. Para definir os critérios, peça a participação de todos que vão morar no imóvel, e atribua o grau de importância de cada item, o que não pode faltar e o que é mais supérfluo, mas pode ser usado como critério de desempate.
Na imobiliária, passe todas as informações de sua lista e quando for visitar os imóveis, observe se os critérios mais importantes estão sendo respeitados para não perder tempo com o que não vale a pena.
Preocupe-se com a idade da construção: em imóveis mais novos, com menos de 10 anos, a chance de problemas estruturais diminui consideravelmente.
Olhe com lupa as residências recém-reformadas: uma intervenção estética, que envolve pintura e troca de acabamentos, por exemplo, é muito bem vinda, mas pode estar “maquiando” problemas estruturais maiores como um sistema elétrico ou hidráulico muito antigo e remendado.
Observe pontos de umidade dentro de armários, nos ambientes pequenos e ao redor de portas e janelas, que podem significar falhas na impermeabilização e vedação e causam sérios problemas de mofo.
Veja se o teto de cômodos que ficam abaixo de banheiros (em sobrados) e nas paredes onde as descargas de vasos são colocadas há infiltrações. Algum cano pode estar furado.
Teste as descargas e veja se estão reguladas e sem vazamentos ou goteiras.
Veja também se vasos sanitários estão bem chumbados no chão para evitar que fiquem bambos ou apresentem vazamentos na parte inferior.
Observe o rejunte das áreas molhadas e em volta de ralos, para evitar infiltrações futuras que causem umidade no teto de outro cômodo ou do vizinho de baixo em um apartamento, por exemplo.
Verifique a posição do imóvel em relação ao sol: isso influencia diretamente na incidência de luz e calor na residência.Os cômodos devem pegar sol da manhã ou da tarde, portanto, devem ficar voltados para o leste ou oeste. Conforme o clima da região aonde irá morar, você pode considerar quais cômodos prefere que recebam incidência de luz e calor do sol durante a manhã e em quais o sol da tarde é mais favorável. Há casas construídas no sentido norte-sul que são geladas tanto no verão como no inverno.
Visite o imóvel em diferentes horários do dia para ver incidência de luz, o movimento e barulho da rua e da vizinhança, etc. Se puder, vá ao local em um dia de chuva, para ver se tem pontos de alagamento na rua ou no percurso que irá realizar.
É muito importante, antes de assinar o contrato de locação, observar, fotografar e relatar todos os defeitos que encontrar no imóvel e pedir que o proprietário rubrique, para que futuramente não alegue que foi você quem causou os problemas.
Todos conhecem o ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Na escolha de uma residência não seria diferente. É importante ter calma, mas se a necessidade de encontrar uma moradia e fazer a mudança é urgente, prefira imóveis que foram construídos para o proprietário abrigar a própria família. A chance do material utilizado na obra ter sido escolhido pela qualidade e não apresentar problemas com o uso é bem maior do que nas casas feitas para locação.
Nada impede que problemas não previstos aconteçam enquanto você e sua família já estiverem morando no imóvel alugado. Mas fazendo o dever de casa, com uma observação criteriosa e detalhada dos imóveis que vai visitar, e tomando os cuidados descritos, você reduz consideravelmente as chances de se arrepender futuramente da escolha realizada.

  • 0
  • 888
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.