Materiais de construção inovadores: a tecnologia a favor do bem-estar e do meio ambiente

Adrimar Construtora 31 de agosto de 2022
2 pessoas gostaram desse post

Criar algo novo, em prol do desenvolvimento consciente nas esferas social, econômica e ambiental é o foco da inovação. Esse conceito tem sido aplicado amplamente na construção civil, onde grandes empreiteiras e engenheiros estão desenvolvendo novas técnicas que favorecem o avanço do setor em parceria com a sustentabilidade.

O impacto da construção civil na natureza 

Os materiais da indústria de construção civil estão entre os que causam maior impacto negativo no meio ambiente. Sua produção gera resíduos e poluentes atmosféricos, desmata áreas verdes e faz uso de itens oriundos da mineração e reservas hídricas. Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), o setor é responsável por 75% da extração de recursos naturais no Brasil.

Com a crescente preocupação ambiental, os materiais sustentáveis têm surgido como uma alternativa inteligente que marca o início de uma nova era, visto que impactam não só na relação entre a construção civil e a natureza, como também na qualidade dos empreendimentos, aumentando o seu valor agregado.

Tijolos sustentáveis 

As bitucas de cigarro poluem o oceano mais que sacolas plásticas e canudos, de acordo com a NBC News. Para resolver este problema, pesquisadores da Universidade RMIT, na Austrália, criaram um projeto onde elas são usadas para fabricar tijolos, eliminando 1,2 milhões de toneladas de bitucas do meio ambiente.

Outro exemplo são os tijolos feitos de plástico e areia, criados pela engenheira de materiais Nzambi Matee, do Quênia, cuja resistência é 7x maior que a do concreto. Além de reduzirem o lixo tóxico do meio ambiente, os tijolos sustentáveis são mais baratos, de alta durabilidade e preservam o frescor térmico dos ambientes.

Bioconcreto

A produção do concreto tradicional, além de causar a emissão de gás carbônico e poluentes, também apresenta riscos à saúde humana, sobretudo aos trabalhadores da obra. Felizmente, cientistas da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, criaram o bioconcreto, uma opção auto regenerante feita com colônias de bactérias vivas, capaz de reparar rachaduras de forma natural, sem fazer uso de mais material.

Telhas solares 

As fontes de energia utilizadas atualmente são finitas, vindas de hidrelétricas e termoelétricas. Um material que tem ganhado popularidade na construção civil são as telhas solares, parecidas com os painéis, mas integradas diretamente com as telhas, proporcionando energia sustentável sem comprometer a estética do projeto.

Espuma de alumínio

O alumínio já traz grandes vantagens para o meio ambiente, uma vez que pode ser infinitamente reciclável sem perder suas qualidades. Uma inovação que diversificou o seu uso foram as esponjas de alumínio. Nelas o alumínio se torna muito mais leve, sendo usado na construção para isolamento térmico e acústico. 

Estas são só algumas das novas tecnologias que buscam o avanço positivo da construção civil, contribuindo para a durabilidade e desempenho dos materiais usados nos projetos, para a qualidade de vida dos moradores tanto no ambiente quanto no setor econômico e, acima de tudo, para uma revolução no desenvolvimento urbano, onde a natureza e a tecnologia andam de mãos dadas. Gostaram das novidades?

  • 0
  • 793
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.