O estilo escandinavo na decoração: uma tendência definitiva

Adrimar Construtora 15 de setembro de 2017
3 pessoas gostaram desse post

Já falamos um pouco sobre o assunto em uma série de matérias sobre decoração e seus diversos recursos e aplicações para proporcionar mais conforto e qualidade ao modo de morar e viver. Mas nunca é demais observar que a estética escandinava é uma tendência quase absoluta  em arquitetura e decoração de interiores, e veio para ficar.

O modo escandinavo de decorar é tão limpo e atemporal quanto o contemporâneo, com suas formas minimalistas e a quase ausência de cor (esta, salpicada com moderação em detalhes pequenos e marcantes), e traz elementos rústicos e naturais delicados como o estilo provençal, mas evolui em direção à simplicidade e sustentabilidade tão aclamadas na nossa atual realidade, ao agregar elementos afetivos e cheios de personalidade à mistura do rústico com o design, ao utilizar objetos que contam histórias e interagem com o dia a dia dos moradores.

A natureza, com as texturas e tons de seus materiais, é protagonista neste estilo, emprestando aos ambientes o calor da madeira, do cobre e dos tecidos naturais, a luz e transparência refrescante do vidro, a serenidade e profundidade do concreto,  e a vida e a cor no verde das plantas.

Na simplicidade e naturalidade do uso de formas e texturas características do estilo escandinavo, quase não se percebe a riqueza de detalhes na escolha e disposição dos elementos de forma organizada e acessível, pensados com cuidado para proporcionar a sensação de conforto e aconchego que só um lar de verdade pode transmitir.

A Seguir, veja como é possível adotar este gostoso estilo de morar e viver, em uma seleção de tendências da decoração escandinava realizada pela publicação Elle Decor:

1. Luminária de Cobre
O cobre é o metal da vez. Combinado ao rosa-blush, a tonalidade rosada do metal dá um toque de requinte em acessórios diversos. Luminárias de cobre na sala, na cozinha ou nos quartos podem ser usados sem medo.


2. Cadeiras de madeira estilo dobrável
Combinadas com o couro, elas dão um estilo rústico nada ordinário e muito atual à decoração.


3. Toques de azul
O azul, principalmente em sua tonalidade conhecida como “Tiffany” em referência à cor da embalagem da célebre marca de joias, resiste a qualquer modismo e contrasta lindamente com a predominância de cores neutras, por isso é o tom vibrante eleito como favorito pelo estilo escandinavo.


4. Cactos
A praticidade e a resistência das suculentas trouxeram as plantas desta categoria ao topo das paradas nos projetos de decoração. Agora é a vez dos cactos: pequenos ou grandes, eles adicionam um toque de vida, cor e alegria ao monocromático estilo escandinavo.


6. Calendários gráficos
Com números bem grandes e fonte em negrito. Com eles, você nunca vai se perder no tempo.


7. Paredes cinza
O cinza é uma base neutra que, diferente do branco, preenche os espaços com profundidade, dando sensação de aconchego e sofisticação: por isso é um queridinho muito utilizado na estética escandinava.


8. Luminárias grandes de papel
Elas dão um efeito fluido e muito delicado a qualquer ambiente.


9. Arte monocromática
A monocromia nos ambientes é uma grande tendência no estilo escandinavo. O predomínio do branco com alguns toques de preto é comum. Aposte em obras de arte na mesma linha para criar uma composição de cor única.


10. Paredes de ripas
Elas dão um ar de spa e transmitem uma sensação de relaxamento e serenidade quando aplicadas em algum cômodo, principalmente em dormitórios e banheiros.


11. Listras brancas e pretas
As listras estão de volta! Principalmente as pretas e brancas.


12. Fitas adesivas como decoração
Elas dão um toque descontraído, caseiro e até lúdico à decoração, e podem ser usadas para prender pôsteres e fotos. O legal é que dá para variar as artes com frequência. Use as opções pretas!


13. Tendas
Uma das brincadeiras infantis favoritas, é também um sonho de consumo dos pequenos: Qual criança não ficaria encantada em dormir embaixo de uma barraca? O escandinavo consegue usar o elemento em uma proposta decorativa muito clean e elegante.

Estas são apenas algumas sugestões de elementos da tendência escandinava, mas fique ligado! Você irá perceber que ela está em toda a parte e por sua simplicidade e elegância, é uma grande aposta para uma decoração duradoura e cheia de personalidade!

  • 0
  • 3288
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.