Imagine a vista de uma piscina na qual a água se une ao horizonte e se funde ao cenário natural de fundo, geralmente deslumbrante, se estendendo até o infinito. É de tirar o fôlego e convidar à contemplação até o mais exigente expectador.
A borda infinita em piscinas é o recurso arquitetônico que provoca este efeito, trazendo nobreza e sofisticação a projetos de arquitetura e paisagismo, e atualmente se tornou item obrigatório na lista de desejos de proprietários de imóveis de alto padrão.
“O efeito infinito é conseguido, na verdade, por meio de um truque utilizado durante a construção da piscina. Uma estrutura mais baixa que a oficial (cerca de dois centímetros menor) é construída ao lado de onde haverá o transbordamento, criando um vão, de modo a receber a água excedente sem ser percebido. Um sistema de filtragem é instalado no fundo da calha para que a água captada possa voltar ao reservatório principal, sem desperdício.
A estrutura engenhosa terá ainda melhores resultados quando o terreno apresentar declive ou a área terminar em abismo, como um terraço, por exemplo, e a piscina ficar no lugar mais alto. Por segurança, a parede externa da calha deve ter cerca de vinte centímetros de largura, para que não haja riscos caso alguém decida sair da água por esse lado (o que não é indicado).
O efeito infinito ainda pode ser acentuado pelo contato de ao menos uma borda com o terreno (o que também ajuda na segurança) e pelo uso de revestimentos em cores semelhantes à da tonalidade predominante no ambiente. Isso significa que na presença do mar ao fundo, o ideal é abusar do azul escuro, já na da montanha, adotar algo esverdeado dará melhor resultado. O estilo de arquitetura do empreendimento também deve ser observado e seguido no momento de estabelecer a estética da piscina. Entretanto, as especialistas ressaltam que o ar moderno – com predominância de geometria e linhas retas – é o mais recomendado para obter o resultado desejado”. (FONTE: Vivi Cirello – arquiteta – blog luxo.ig.com.br/Objetos de Desejo)
Resumindo, a realização deste tipo de construção exige estudo e planejamento apurado de formas, ângulos, cores e texturas e uma execução complexa, para que o projeto esteja em total sintonia com o entorno da área de lazer e o efeito visual de imensidão e fusão da piscina à natureza seja o mais perfeito e realista possível.
No empreendimento Residencial Gran Mirage, da Construtora Adrimar, a união de todas as condições favoráveis fez com que seus arquitetos não tivessem outra alternativa senão explorar este recurso:
“O desejo de tirar partido da maravilhosa vista de frente para o mar, admirar o horizonte e ter a sensação do infinito com a fusão da água, do céu e do mar, foi a condição perfeita para a criação da piscina com borda infinita, o grande destaque da área de lazer deste empreendimento de alto padrão.” (Arquiteta Cristiane F. Mansur Wiazowski – Arq’Ativa Arquitetura e Interiores)
O Residencial Gran Mirage traz diversos diferenciais arquitetônicos, entre eles a piscina com borda infinita em frente ao mar.
Conheça Gran Mirage, o Residencial que vai deixar você sem palavras.
Acesse: https://goo.gl/CN83RL