Revestimentos Naturais: aconchego e luxo

Adrimar Construtora 20 de fevereiro de 2020
0 pessoas gostaram desse post

Ao realizar uma reforma ou um projeto, sempre chega a hora de termos de escolher as opções de revestimentos, sejam eles papéis de parede, porcelanatos, pastilhas, cerâmicas ou até mesmo madeiras. Entre tantas opções, eis uma que vem se destacando no mercado e sendo a escolha número um de muitos: os revestimentos naturais.

Pedras, rochas, bambus e vários outros são o que chamamos de revestimentos naturais, estes que são muito utilizados em projetos de arquitetura, decoração e etc., com o objetivo de trazer um tom que se diferencia em relação as técnicas mais tradicionais do mercado.

Os revestimentos naturais são perfeitos para aqueles clientes que buscam por um espaço que traga mais aconchego, ao mesmo tempo que seja carregado de personalidade. Além disso, estes tipos naturais ficam perfeitos em ambientes rústicos, sejam eles internos ou externos, como em piscinas e balcões.

O que são?

Como resumimos brevemente acima, os revestimentos naturais tratam-se de opções que caem muito bem em áreas internas, externas, úmidas, secas ou molhadas e, como o próprio nome já fala, são feitas basicamente de materiais naturais, como rochas, madeiras, fibras naturais e pedras.

Mesmo tendo diversas opções de locais para serem aplicados, é necessário ressaltar que antes de qualquer coisa é preciso realizar uma boa análise junto a um profissional capacitado, que saiba determinar com exatidão se o revestimento pode ser utilizado como piso ou como revestimento de parede, em áreas internas, ou externas, como muros, jardins, piscinas etc.

Além disso, é bom levar em consideração se alguma adaptação será necessária, como suporte ou chumbadores metálicos, muito por conta de seu peso ou para saber se irá precisar de algum tipo de proteção para que a aparência seja mantida com extrema qualidade.

Tipos de Revestimentos naturais

Pedras Naturais

As pedras naturais são as mais escolhidas como revestimento natural em paredes, e são que acabam dando um toque muito sofisticado e personalizado ao seu ambiente. Um ponto positivo delas, é de que podem ser utilizadas em diferentes tipos de ambientes, principalmente em piscinas e jardins.

Existem algumas opções de pedras naturais no mercado, entre elas: San Thomas (também conhecida como pedra de São Tomé); Aqua Marine; Hijau (bruta ou lisa); Hitam e Seixos.

Mas, é importante ressaltar que a aplicação de pedras naturais requer um certo cuidado, já que além de se tratar de um material único, o resultado final apresenta alto-relevo, e este cuidado é o que garante um perfeito alinhamento das pedras do ambiente.

Madeiras, bambus e fibras vegetais

Quando usados como revestimentos, estes três tipos de elementos são perfeitos para se aplicar nos mais diversos locais e formas, como pisos e paredes, áreas externas e internas. Porém, é preciso deixar claro que eles acabam requerendo mais cuidado e manutenção, então é necessário sempre analisar o local, o efeito que se deseja, como funciona a sua manutenção e  com que frequência ela precisa ser aplicada.

Mármores e Granitos

O mármore e o granito são conhecidos como os revestimentos naturais mais presentes na grande maioria dos projetos e edificações, visto que eles passam um ar mais clássico, ao mesmo tempo que moderno, ao ambiente. Outra vantagem é que eles são mais resistentes e duráveis.

Benefícios

Muitos profissionais de arquitetura e engenharia valorizam os revestimentos naturais e isso ocorre muito por conta dos seus diversos benefícios, como:

Conforto

Além de proporcionar ao morador um conforto visual e uma sensação de aconchego, os revestimentos naturais também dão ao ambiente uma melhora positiva na parte térmica e acústica, já que são capazes de absorver boa parte do som e também apresentar uma temperatura agradável. Outro ponto que proporciona bem-estar e conforto é que se trata de elementos da natureza, que podem apresentar propriedades terapêuticas e relaxantes.

Exclusividade

Só quem já fez um projeto ou uma reforma em casa sabe como é como ter uma certa exclusividade no que se é escolhido para fazer parte do seu imóvel. Os revestimentos naturais também acabam trazendo características próprias, o que faz que elas possam ser no máximo parecidas, mas nunca iguais. Ainda dependendo do local, podem acabar sendo ainda mais únicas e exclusivas.

Durabilidade

As pedras e as rochas são materiais que apresentam muito mais durabilidade e assim, como consequência, possuem a vantagem de ter um ciclo de vida útil bem longo. Como exemplo, como ver as grandes construções históricas que existem até os dias atuais.

Fácil Manutenção

Sabemos que mesmo com uma alta durabilidade, é preciso de uma boa manutenção para a sua conservação. Os revestimentos naturais possuem esse beneficio de, em sua grande maioria, ter uma fácil manutenção, como em algumas áreas que basta se passar um pano úmido ou até mesmo uma vassoura, e já se torna suficiente.

Viu como você já deve apostar em revestimentos naturais para sua casa?

  • 0
  • 1016
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.