Magenta, a cor do ano Pantone 2023 promete inspirar força e energia

Adrimar Construtora 24 de fevereiro de 2023
0 pessoas gostaram desse post

Todo ano a Pantone elege a cor do ano baseada em um minucioso estudo de tendências, que ocorre desde os anos 2000. Em dezembro de 2022 ela finalmente revelou qual seria a escolhida para 2023. Conheça Viva Magenta: a cor do ano Pantone 2023 que promete inspirar força e energia. 

Conceito criativo 

Na era do digital, essa cor avermelhada se inspira em algo da natureza: pequenos insetos chamados cochonilhas, usados para fazer um dos corantes mais valiosos do mundo. Assim, a cor busca invocar as forças da natureza, em uma tonalidade forte, vivaz e alegre, virtudes tão necessárias para vivermos o período pós pandemia – que influenciou fortemente na sua escolha.

Dessa forma, o vermelho vívido do Magenta, cujo nome completo é 18-1750 Viva Magenta, traz uma proposta de encorajamento, auto-expressão, audácia e humor. Segundo Letícia Eiseman, diretora executiva da Pantone: “invocando as forças da natureza, galvaniza nosso espírito, ajudando-nos a construir a força interior”. 

Magentaverso

Escolhida para simbolizar um momento de transição, a Viva Magenta é uma cor híbrida, que equilibra calor e frio. Além disso, com a ascensão cada vez maior do digital, sua tonalidade une a tecnologia ao mundo físico, tanto que inspirou a criação do Magentaverso, inspirado no Metaverso. 

O Magentaverso é um espaço físico norte-americano real, criado em parceria com a Archehouse, que conta com diversas salas imersivas inspiradas na Viva Magenta, onde é possível explorar o virtual para examinar as conexões entre a tecnologia e a natureza.  

Aplicações

Assim sendo, é esperado ver Viva Magenta em muitos lugares esse ano, seja na moda, na tecnologia, em eventos e na decoração de interiores. Por exemplo, a Motorola é parceira oficial da Pantone, e já lançou uma versão do smartphone EDGE 30 FUSION com a cor para 2023. 

Viva Magenta na moda 

A cor transita entre vermelho, rosa e roxo, e promete estar muito presente na moda em 2023. Ela tem um ar descolado, com uma pitada de sobriedade, por conta da sua tonalidade escura, que já pode ser vista em muitas lojas de vestuário populares. 

Viva Magenta em eventos 

Vívida e vibrante, a Viva Magenta é perfeita para tonalizar eventos, sobretudo quando combinada com tonalidades mais claras, como a própria Pantone sugere em seu site com uma cartela de cores complementares para utilizar em diferentes composições. 

Viva Magenta na decoração de interiores 

Devido a sua tonalidade escura, a cor Viva Magenta também é ótima para a decoração, porém especialistas recomendam uma aplicação cuidadosa, para não carregar o ambiente. Desse modo, pode ser posta em objetos menores, como poltronas, tecidos, tapetes, ou enfeites – exceto se a intenção for criar um espaço diferenciado. 

Em conclusão, a cor é versátil e muito aplicável, ou seja, tem tudo para se popularizar ao longo de 2023. Se prepare para ver Viva Magenta no seu cotidiano a partir de agora, e, caso sinta-se confortável, utilizá-la de alguma forma.

  • 0
  • 401
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.