Tendências de decoração 2023

Adrimar Construtora 30 de dezembro de 2022
2 pessoas gostaram desse post

Um novo ano se aproxima e com ele surgem novidades no setor de decoração. 2023 promete mudanças no que víamos no design de interiores até então, que foram fortemente influenciadas pelo pós-pandemia e todas as necessidades que esse período despertou na sociedade.  

Você que é apaixonado por decoração e quer ficar por dentro do que estará em alta, confira as principais tendências que virão por aí. 

Decoração Comfy: o conforto acima de tudo

A busca pelo conforto é uma tendência de decoração para 2023, que traz a ideia de ambientes mais aconchegantes, relaxantes e tranquilos dentro de casa. Espaços de lazer e convivência, mobiliados com móveis confortáveis, com direito a cantinho para fazer ioga, espaço pet, plantas e muita iluminação natural, tendem a ser ainda mais valorizados daqui para frente.  

Design biofílico: a natureza dentro de casa

Uma grande aposta da decoração de interiores para 2023 e que já vem sendo muito falado é o design biofílico, ele nada mais é do que um resgate da natureza para espaços urbanos, cuja intenção é trazer a sensação de aconchego da natureza (olha o conforto aí de novo!) para o dia a dia. 

Seus principais elementos são a iluminação natural, móveis com materiais naturais, ambientes ventilados, cores orgânicas, espaços para descanso, vista para a natureza, e claro, muitas plantas na decoração.  

Tons neutros e terrosos 

Como citado acima, o design biofílico é tendência confirmada para 2023, e traz consigo o uso de cores terrosas na decoração, como o bege, branco, marrom e verde, tanto no revestimento – parede e piso – quanto nos móveis, utilizar peças que remetam ao rústico, como porcelanato e padrões amadeirados também está valendo. 

A iluminação como fator decisivo na decoração

A iluminação deixou de ser o toque final dado aos ambientes, e passou a ser considerada um dos pontos mais importantes da decoração – afinal, as sensações expressas pelos espaços passam a ser cada vez mais valorizadas –, de modo que a luz, responsável por calibrar toda a atmosfera dos cômodos, tende a se tornar um dos primeiros passos do design de interiores em 2023.   

O uso do dourado 

O uso do dourado traz um requinte de luxo aos ambientes, tornando os ambientes domésticos mais clássicos e românticos, sendo aplicado tanto em detalhes: louças e maçanetas, quanto em revestimentos maiores: na cuba da pia, ou mesmo móveis de porte médio e grande. Esse refinamento extra, que se mescla perfeitamente aos tons quentes citados anteriormente, promete ser uma forte tendência nas decorações em 2023.  

Moda vintage: a nostalgia na decoração dos lares 

Outro estilo de decoração que irá se destacar nos próximos meses é a inspiração nos anos 70, 80 e 90. A nostalgia sempre esteve presente no design de interiores, mas, com o desejo por um lar mais aconchegante, os móveis retrôs chegam para despertar memórias afetivas. Isso inclui móveis de luxo, cores fortes, mix de texturas e formas dinâmicas, com sofás curvos, tapetes redondos e muito mais. 

Valorização de espaços funcionais e multiuso

Praticidade e aproveitamento dos espaços fazem parte das tendências atuais. Dessa forma, o planejamento de ambientes pensados para as atividades dos moradores, que abrangem seu serviço e hobbies, móveis multifuncionais e a integração de espaços – visando tornar a rotina mais descomplicada, vão ser ainda mais valorizados em 2023, inclusive já falamos sobre isso por aqui.

Personalização

Não podemos esquecer as preferências individuais de cada um. Cada vez mais, as casas buscam expressar o “eu” interior de seus moradores, e a personalização se torna um toque especial em cada ambiente, em uma valorização do bem-estar individual e da subjetividade.  

Cor do ano: lavanda digital

Não poderíamos encerrar sem falar da cor que promete ser a tendência para 2023, não é mesmo? A escolhida da vez é a lavanda digital, anunciada pela WGSN e Coloro – empresas que literalmente lançam paletas hits para grandes marcas de decoração -, e promete invadir o verão mundial. Esse tom remete a serenidade, espiritualidade e escapismo digital, e é muito semelhante ao Very Peri, a cor do ano de 2022.

Agora que você conhece as tendências, mãos à obra!  

A busca pelo bem-estar, a valorização do conforto e o apreço pela sustentabilidade são os principais norteadores das tendências de decoração de interiores para 2023, que se unem em um só propósito: trazer harmonia e qualidade de vida para o cotidiano. Diante de um propósito tão nobre, por que não experimentá-las no seu lar também? 

A Adrimar Construtora prioriza a qualidade de vida há anos, fazendo dela um pilar importante no momento de projetar seus empreendimentos em Mongaguá e região. Está em busca de um imóvel confortável para viver em 2023? Conheça nossas opções.

  • 0
  • 496
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.