Casa ou apartamento, qual é a melhor escolha?

Adrimar Construtora 28 de abril de 2023
4 pessoas gostaram desse post

Quando se trata de escolher um lar para morar, muitas pessoas se perguntam se devem optar por uma casa ou um apartamento. Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha certa vai depender das suas preferências e necessidades individuais. Nesse artigo vamos te ajudar com a seguinte questão: “casa ou apartamento, qual a melhor escolha?”.  

Vantagens de morar em um apartamento

Atualmente, apartamento não é mais sinônimo de local pequeno. Há várias opções de alto padrão, que oferecem, além de um lar espaçoso, diversos benefícios relacionados ao lazer. Dessa forma, confira as vantagens de morar em um apartamento. 

Custo de vida

Além de serem mais baratos de adquirir do que casas, os apartamentos costumam oferecer vantagens já incluídas no seu valor, que teriam de ser conquistadas individualmente na sua casa própria. Elas integram portaria, segurança, salão de festas, área de lazer, revestimentos e até decoração.

Áreas de lazer

A maioria dos condomínios oferecem áreas de lazer completas, tanto privadas quanto coletivas. É comum ter, por exemplo, churrasqueira gourmet na varanda de cada imóvel e espaço grill nos pavimentos de lazer. Outras facilidades são as piscinas, academias, quadras de esporte, brinquedoteca, salões de festa e sauna, inclusive vários apartamentos da Adrimar contam com todas essas opções.

Localização privilegiada  

Enquanto nem todas as casas se encontram nas melhores localizações, os apartamentos, por serem feitos na intenção de conquistar moradores, geralmente são construídos em áreas centrais, próximos a escolas, lojas, restaurantes, orlas de praia e outras comodidades. 

Segurança

Geralmente, os apartamentos oferecem mais segurança do que as casas, com medidas como câmeras, portaria e fechaduras eletrônicas. Mas ainda que o apê não tenha todas essas vantagens, a proximidade dos vizinhos traz maior segurança.

Vantagens de morar em uma casa

Agora vamos falar um pouco sobre os imóveis tradicionais. Segundo a pesquisa do QuintoAndar e Datafolha, 87% dos brasileiros têm a casa própria como sonho, e 70% são donos da sua própria moradia. Para ser um desejo tão cobiçado, deve ter coisa boa aí, né? Confira as vantagens de morar em uma casa.

Sem taxa condominial  

A maioria das casas não cobra taxas condominiais, assim, mantêm os donos livres desse gasto a mais, que vai além das contas mensais, impostos e outros custos fixos referentes à propriedade. 

Liberdade para reformar

Na sua casa própria, você tem liberdade para reformar sem ter que se enquadrar nos limites pré-estabelecidos pela administração do condomínio. Dessa forma, a casa pode ser personalizada desde a pintura das paredes, até a demolição de cômodos, construção de piscina, segundo andar etc. 

Ar livre

É verdade que muitos apartamentos contam com piscina, áreas de convívio e varandas amplas, porém, nenhum deles dispõe da liberdade de um quintal, onde é possível instalar brinquedos, fazer hortas e plantações.

Privacidade

A privacidade em casas, sobretudo quando não geminadas, é um dos seus fatores mais vantajosos. A distância dos vizinhos é maior, e você não precisará encontrar ninguém no corredor, dividir o elevador, ou deixar avisado na portaria que uma visita está para chegar.

Condomínios horizontais

Como visto, ambas as opções trazem vantagens para seus moradores. Uma terceira alternativa, para quem busca o conforto e segurança de um apartamento, mas não quer abrir mão da privacidade e liberdade de uma casa, são os condomínios horizontais. O Residencial Monsanto da Adrimar é um ótimo exemplo.

Lembre-se de analisar suas necessidades

Como dito no início do artigo, as características das casas e apartamentos podem ser vantajosas ou não, a depender das suas necessidades. Dessa forma, é importante levar em conta as suas prioridades: espaço para os filhos, local para pets, vista privilegiada, áreas de lazer, terreno para construir, entre outros, e buscar pela opção que se enquadre melhor no que você precisa.

Adrimar Construtora

Está em busca de um lar em Mongaguá? A Adrimar é uma das construtoras mais tradicionais da cidade. Estamos há 39 anos construindo residenciais de alto padrão, condomínios, casas, salas comerciais e empreendimentos de grande porte na região.

Temos apartamentos de frente para o mar, no Centro de Mongaguá, com vista panorâmica e muito lazer, tal como casas novas e seminovas para venda e revenda. Clique aqui e conheça nossas opções de imóveis, financiamos em até 72x direto conosco e aceitamos financiamento bancário. 

  • 0
  • 255
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.