Turismo e Arquitetura: importância histórica que atrai olhares

Adrimar Construtora 25 de agosto de 2023
0 pessoas gostaram desse post

O turismo é uma atividade que nos permite conhecer novas culturas, contemplar paisagens deslumbrantes e, é claro, admirar a arquitetura única de diferentes lugares. No Brasil temos uma rica história e uma grande diversidade arquitetônica, que acabam se tornando verdadeiros chamarizes para os visitantes. No artigo da Adrimar Construtora de hoje, entenda a relação entre turismo e arquitetura: importância histórica que atrai olhares.   

Salvador (BA)

Salvador, a capital do estado da Bahia, é uma cidade que transborda história e cultura em cada esquina. Seu centro histórico, o Pelourinho, é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.  

As ruas de paralelepípedos e as fachadas coloridas dos casarões coloniais transportam os visitantes para o período colonial do Brasil. Além disso, a influência africana na arquitetura e na cultura local pode ser observada nos terreiros de candomblé e nas igrejas barrocas distribuídas pela região. 

A famosa Igreja de São Francisco é um exemplo impressionante do estilo barroco brasileiro, com detalhes esculpidos em ouro que cativam os olhares de quem a visita. 

Brasília (DF)

A arquitetura moderna e arrojada de Brasília é um destaque único no cenário turístico do Brasil. Projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a capital federal foi construída a partir do zero no centro do país.  

O conjunto arquitetônico de Brasília é marcado por edifícios emblemáticos, como o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. As formas geométricas, as linhas curvas e a integração com a natureza tornam Brasília uma verdadeira maravilha para os amantes da arquitetura modernista. 

Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, abriga uma mistura fascinante de estilos arquitetônicos. A cidade possui construções históricas, como a Praça da Liberdade, que abriga palácios e prédios governamentais, e o Mercado Central, com sua arquitetura art déco. 

No entanto, o grande destaque de Belo Horizonte é a Pampulha, um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. A Igreja de São Francisco de Assis, com sua forma inconfundível, é um ícone da cidade. Além disso, a Lagoa da Pampulha e seus arredores proporcionam um ambiente agradável para passeios arquitetônicos. 

Recife (PE)

Recife, conhecida como a “Veneza Brasileira” devido aos seus rios e pontes, é uma cidade repleta de história e arquitetura encantadora. O bairro do Recife Antigo é um verdadeiro tesouro arquitetônico, com seus casarões coloniais, igrejas e museus. 

A Rua do Bom Jesus, por exemplo, é famosa por suas casas coloridas e pela primeira sinagoga das Américas. Além disso, o Recife abriga o conjunto arquitetônico de Olinda, também declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com suas ladeiras, igrejas barrocas e casarios coloniais que proporcionam uma atmosfera única. 

Uma inspiração para viagens

Cada uma das cidades brasileiras citadas aqui tem seu próprio charme e oferece aos visitantes uma experiência única no que diz respeito ao turismo e à arquitetura. Desde a riqueza histórica de Salvador até a modernidade arrojada de Brasília, passando pela diversidade arquitetônica de Belo Horizonte e pelo encanto colonial de Recife. 

Essas cidades atraem os visitantes com suas construções impressionantes e histórias cativantes. Portanto, se você é apaixonado por turismo e arquitetura, não deixe de incluir esses destinos em sua lista de viagens pelo Brasil. Outro destino interessante de se visitar é a cidade de Mongaguá, onde os residenciais incríveis e confortáveis da Adrimar esperam por você. 

  

Categoria: Sem categoria
  • 0
  • 238
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.