Conheça as diferenças entre sacada, terraço e varanda.

Adrimar Construtora 25 de janeiro de 2021
0 pessoas gostaram desse post

Quando estamos à procura de um imóvel para comprar, é normal acabarmos tratando “sacada”, “varanda” e “terraço” como sinônimos, mas não é bem por aí. Acreditar que os três termos significam a mesma coisa é um erro bastante comum, erro esse que muitas vezes é cometido até mesmo pelos próprios empreendimentos. Porém, é muito importante que quem esteja buscando um imóvel para alugar ou vender, saiba as diferenças de cada um.

Veja abaixo as diferenças entre sacada, terraço e varanda! 

O que é sacada

Presentes em apartamentos e sobrados, sacada é uma estrutura que se projeta para fora, não estando alinhada a fachada do imóvel e são identificadas facilmente por criarem um efeito tridimensional no edifício. A sacada geralmente se encontra ligada a uma porta ou janela de acesso de áreas sociais ou espaços mais pessoais, como quartos.

Apesar de não estar integrada ao interior do imóvel, ela pode ter muitas utilidades e ser aproveitada de diversas formas criativas, como um jardim vertical ou um cantinho para relaxar.

Portanto, compreende-se que as sacadas precisam pairar sobre um nível para serem denominadas assim, o que significa que não existe uma sacada em uma casa térrea, por exemplo.

O que é terraço

Quando se fala na diferença dos três termos, o terraço é o que mais se diferencia dos demais. Isso porque o terraço se encontra na parte de cima da construção, somente em coberturas, sendo um espaço maior para se aproveitar, além de geralmente ser descoberto. Outro ponto é que o terraço geralmente comporta outras estruturas, como jardins mais amplos e piscinas.

O terraço geralmente é ligado a sala ou a cozinha do imóvel, funcionando como uma extensão ao ar livre do apartamento. É um espaço que acaba trazendo mais comodidade por conta da privacidade que ele oferece, como ter um jardim, espaço gourmet ou piscina disponível exclusivamente para o morador. Além disso, por ser exposto ao ar livre, dependendo da posição que o imóvel se encontra, o terraço garante uma vista única.

O que é varanda

A varanda é originalmente uma extensão do apartamento, localizado na parte da frente dele. Nos apartamentos é comum que as varandas estejam ligadas diretamente a salas e/ou cozinhas, mas atualmente é comum vermos muitos moradores optando pela sua integração com outros ambientes do imóvel, proporcionando mais amplitude e convivência com os demais moradores.

As varandas são espaços perfeitos para reunir familiares e amigos, visto que geralmente é utilizada como um local para fazer um bom churrasco de domingo. Inclusive, atualmente é comum encontrarmos uma variação deste modelo que tem sido bastante difundida no mercado imobiliário: a varanda gourmet, que nada mais é que um local que se diferença da varanda comum por já estar equipada com um cooktop ou churrasqueira. Mas a verdade é que as varandas podem ser aproveitadas de diversas formas, como se transformar em uma sala de jantar, espaço para as crianças brincarem, um jardim, um cantinho para relaxar e até mesmo o home office, como muitos fizeram em 2020 por conta da quarentena. Isto tudo depende do seu tamanho e claro, da criatividade de cada um.

Mas então, qual escolher? 

Diante desta pergunta devemos dizer que antes de tudo, esta escolha é extremamente pessoal e para faze-la é preciso considerar inúmeros fatores, como localização, quanto se possui para investir e claro, como funciona a rotina do morador.

Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de realizar confraternizações com amigos e familiares, um apartamento com terraço ou varanda podem ser as duas melhores opções. Assim como a varanda também pode ser uma boa opção para quem está querendo um espaço para descansar, visto que ela pode se transformar um canto de leitura, meditação e até mesmo podendo construir um lindo jardim, como dissemos acima.

Quanto as sacadas, tudo depende muito da funcionalidade da área do imóvel, pois é comum encontrarmos empreendimentos com sacadas dormitórios, o que possibilita criar um espaço só seu, bem íntimo e aconchegante, sem intenção alguma de ser um local para receber visitas. Mas tudo depende do tamanho da sacada, já que é muito comum encontrarmos em imóveis de alto padrão sacadas com uma estrutura diferenciada.

  • 0
  • 624
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.