Tinta solar – Captação e geração de energia limpa

Adrimar Construtora 29 de dezembro de 2021
0 pessoas gostaram desse post

Há um tempo, a energia solar vem apresentando um constante crescimento em todo o mundo por meio das placas solares instaladas nos telhados de casas, prédios e empresas. Agora, uma nova forma de captar essa energia do sol está sendo desenvolvida e estudada, a Tinta Solar. 

Essa tinta foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technnology, na Austrália. Ela absorve o vapor d’água e a partir dele, produz hidrogênio, considerado a forma de energia mais limpa que há. 

Sabe aqueles saquinhos de gel silício, colocados em embalagens para absorver a umidade? Pois bem, a funcionalidade da tinta solar age de maneira similar.

Essa tinta poderá ser aplicada em qualquer tipo de superfícies: telhados, paredes, cercas, casas, portões e estima-se que no futuro, ela poderá ser aplicada em carros e rodovias. Vale lembrar, que as tintas solares ainda estão em desenvolvimento e não são amplamente comercializadas, exceto por algumas empresas ao redor do mundo como a: Solar Paint, de Tel Aviv em Israel.  

Mesmo assim, ela tem grande viabilidade comercial em um futuro próximo. É mais barata e fácil de usar, em comparação com os painéis solares, pois você só precisa pintar uma estrutura com elas, como faria com qualquer outra tinta. Sendo necessário apenas de um profissional para instalar o equipamento de coleta dessa energia resultante. 

Por enquanto, essa tinta não tem o mesmo desempenho de um painel de energia solar, porque ela é capaz de captar apenas de 3 a 8% de energia, sendo uma grande desvantagem.

Imagine que todo o estádio seja coberto com tinta solar, gerando abundante energia limpa, veículos revestidos com tinta solar, faixas de tinta solar paralelas a estradas e rodovias, são infinitas possibilidades, podendo tornar os sistemas de energia solar onipresentes em todo o mundo.  

O mundo está em constante evolução. Milhares de pessoas se dedicam diariamente por meio de pesquisas e estudos, para contribuírem com o futuro do nosso planeta, o futuro das nossas gerações posteriores.  

Materiais que eram desperdiçados e hoje se tornam peças e itens decorativos, água que está sendo reaproveitada para outras finalidades, fazendas flutuantes com painéis solares, indústrias com chaminés não poluentes são inovações criadas por pessoas que se preocupam com o nosso futuro. E será que você também tem tido essa preocupação? 

  • 0
  • 725
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.