Conheça a arquitetura de alta tecnologia unido ao estilo industrial

Adrimar Construtora 25 de novembro de 2022
0 pessoas gostaram desse post

A tecnologia já faz parte da maioria dos processos do nosso dia a dia. As casas contam com sistemas eletrônicos inteligentes, como a Alexa e aparelhos Smart – lâmpadas e interruptores, que funcionam a um comando de voz. Mas o estilo arquitetônico High Tech (alta tecnologia, em tradução livre) surgiu em 1970, muito antes da Internet das Coisas se popularizar.  

 

A arquitetura de alta tecnologia se popularizou quando os países já haviam se recuperado da Segunda Guerra Mundial, enquanto a Europa e os EUA começavam uma expansão tecnológica. Dessa forma, grandes nomes da arquitetura sentiram a necessidade de expressar esse avanço tecnológico também nas construções, criando o estilo High Tech, um contraponto a arquitetura moderna, conhecido também como modernismo tardio.  

Características da arquitetura de alta tecnologia 

Com o intuito de expressar a tecnologia, a arquitetura High Tech utiliza materiais industriais e faz questão de deixar o design exposto, mostrando a estrutura em toda a sua funcionalidade. Metais, vidros, canos, conexões e grades compõem esse estilo, mesclado a cores vivas e itens que agreguem a facilidade, desde escadas rolantes, elevadores e sinalizações, a fim de mostrar a importância da máquina na indústria.  

Conheça o grupo de arquitetos Archigram 

O grupo de arquitetos ingleses Archigram, de 1961, teve um papel de destaque na precursão da arquitetura High Tech. Formado por Peter Cook, Warren Chakl, Ron Herron, Dennis Crompton, Michael Webb e David Green, tinha por ideal considerar os estilos arquitetônicos da época obsoletos. O grupo acreditava que as mudanças do mundo deviam estar presentes também na arquitetura, e dessa forma, queria trazer uma visão futurista para a área, no âmbito da produção industrial, abandonando conceitos artísticos e clássicos da arquitetura 

Um de seus projetos famosos é a Walking City, uma cidade industrial com formas de animais que seria capaz de se locomover em longas distâncias, ou o Living Pod, uma casa cápsula que poderia facilmente se transformar em um trailer. Devido ao nível abstrato de suas ideias, boa parte dos projetos feitos pelo grupo Archigram não saíram do papel, mas grandes obras atuais foram inspiradas no seu estilo de arquitetura, entre eles o Centro Georges Pompidou de Paris, na França. 

Alta tecnologia é sinônimo de sustentabilidade 

Como poderíamos falar de projetos futuristas, sem mencionar a sustentabilidade na arquitetura? Além do diferencial estético ocasionado pela visibilidade dos sistemas estruturais, a High Tech também faz uso de luz natural e ventilação, tal como materiais reciclados, como alumínio. Os projetos arquitetônicos de alta tecnologia foram pensados para o melhor aproveitamento do espaço e dos recursos dentro da construção.  

Mas e quanto a arquitetura High Tech brasileira? 

O Brasil fez questão contribuir para o movimento da alta tecnologia vindo dos países europeus. O arquiteto João Gama Filgueiras Lima, conhecido como Lelé, mostrou grande interesse pelos projetos tecnológicos que mesclavam produções limpas e conforto térmico. Entre seus projetos famosos, está o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek de Brasília, Distrito Federal, e o palácio Thomé de Souza, em Salvador, Bahia. 

Mas será que funciona em construções comuns? 

O estilo High Tech costuma ser empregado em construções de grande porte ao redor do mundo, por isso há críticas quanto ao seu uso em projetos domésticos, uma vez que apresenta características que não trazem o conforto esperado dentro do lar, tanto pela ambientação industrial, quanto pelos materiais característicos de fábricas. Porém, a arquitetura High Tech pode ser mesclada ao modernismo e ao estilo industrial.  

E você, gostou dessa possibilidade? A Adrimar Construtora está sempre antenada com as tendências do mercado e adoramos inovar em nossos residenciais. Aproveite para conhecer nossos empreendimentos. 

  • 0
  • 735
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.

Leave your comment