Estilo Coastal – A leveza e tranquilidade para dentro de casa

Adrimar Construtora 29 de novembro de 2021
0 pessoas gostaram desse post

Cores claras onde o branco é o grande protagonista, pinceladas em diversos tons de azuis lembrando da imensidão do nosso mar e pequenos detalhes em verdes para mostrar a beleza da nossa fauna e flora.  Assim consiste o estilo coastal, passando uma atmosfera harmônica, requintada e com um frescor e alegria de um dia ensolarado na beira da praia.

Neste estilo é de grande predominância a presença de iluminação natural, ambiente arejado e uma paleta de cores que vem da areia e das conchas, do mar e do céu, e lembra o clima do “verão” durante todo o ano.

Vale a pena lembrar que por mais que a nomenclatura seja “quase igual”, há uma grande diferença entre as decorações tropicais, que usam mais cores, ou com as decorações mediterrâneas e abusa dos tons terrosos.  

Quer aderir ao estilo coastal? Separamos algumas características que são fundamentais a esse estilo: 

Ambiente com muita luz  

Principalmente neste estilo, a presença de janelas bem amplas, portas de vidro e alguns pontos com telhado translúcido ou transparente, é imprescindível. Caso não tenha essas opções, o negócio é caprichar na luz artificial, distribuindo algumas luminárias em pontos estratégicos.   

Tecidos mais leves  

Nos interiores abuse dos tecidos simples, despretensiosos e confortáveis. Pense em tecidos que ondulam ao vento, tapetes de algodão ou fibras, e muito linho. 

Tons pastéis, desbotados e listras caem bem 

Tecidos não muito carregados com temas náuticos, conchas ou com outros temas de mar, combinam bastante com a decoração, mas sempre em padrões mínimos como em um par de almofadas ou em uma cadeira lateral. Sempre discreto, pode até ser no papel de parede.

Neutros desbotados, pastéis 

Por mais que branco é o grande protagonista, é possível usar cores variadas. Um azul claro, muito sutil, é uma cor clássica deste estilo pois representa o céu e o mar. Muito usada nos quartos e banheiros pode funcionar como um tom neutro em qualquer ambiente, principalmente se usá-lo em tom sobre tom. 

Camadas de creme, bege e cáqui evocam a sutileza da areia e dunas. Os acabamentos foscos dão às cores um ar mate, seco e suave. Em tons claros, o verde, rosa e coral são cores que vão muito bem neste estilo também. 

Mobiliário e decoração 

Materiais orgânicos, como palha e juta, em tapetes, mobiliário e acessórios para trazer um calor natural e textura para os ambientes praianos. As cordas dão um toque extra ao estilo. 

Móveis em madeira, além de serem mais resistentes, atendem bem a esse propósito e conceito. 

Conchas, garrafas, estrelas do mar, redes de pesca dão um toque todo especial na decoração. Inspirar-se nesses achados na hora de escolher a decoração. O segredo é saber usar com moderação! 

Deixe o ar passar 

Os ambientes deste estilo devem ser alegres e não sufocados. Decore pensando em espaço, sem entupimentos.  

Essas caraterísticas deste estilo não te limitam apenas em fazer essa decoração apenas no seu apê aqui no litoral, você pode usá-lo mesmo a quilômetros de distância do mar, porque te dá a liberdade para fazer composições que podem ir além de acessórios como remos, peixes, barcos, boias salva-vidas, etc, criando sensações de ambientes leves e simples.  

 

Categoria: Decoração, Dicas
  • 0
  • 981
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.