Você sabe o que é Plantscaping?

Adrimar Construtora 23 de agosto de 2019
0 pessoas gostaram desse post

A vida na cidade grande nos proporciona ótimas coisas e é um privilégio poder morar perto de shoppings, hospitais, supermercados e ter fácil acesso aos meios de transportes. Porém, sabemos que ao mesmo tempo que isso nos facilita em muitas coisas, a cidade cinza acaba nos afastando um pouco da mãe natureza, principalmente porque passamos mais da metade do nosso dia dentro de ambientes fechados, sem muita cor e sem respirar ar puro.

Mas é sempre positivo procurar por soluções que nos ajudem na reconexão com o verde da natureza e que tragam mais saúde para um corpo e mente equilibrados. Uma dessas soluções foi desenvolvida por alguns arquitetos paisagistas e designers de interiores, o modelo de decoração conhecido como Plantscaping.

Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/832814156075379392/

O que é Plantscaping?

Plantscaping trata-se de uma estratégia desenvolvida por arquitetos paisagistas para inserir a natureza em ambientes fechados. É responsável por proporcionar diversos benefícios ao ser humano, como aquela sensação prazerosa de leveza e conexão com o “verde”. Em resumo, é um modelo baseado na psicologia ambiental para personalizar os ambientes internos com plantas, com o propósito de fornecer uma melhor qualidade de vida.

Benefícios de trabalhar com Plantscaping em ambientes internos

  • Redução de umidade
  • Redução do excesso de calor
  • Melhora a qualidade do ar
  • Melhora a acústica dos ambientes
  • Contribui para o bem-estar das pessoas
  • Podem contribuir para a distribuição e organização do espaço interno
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/648448046326931283/

Para se ter um pouco mais de noção dos seus benefícios, segundo a instituição americana Berkeley Lab, a população dos Estados Unidos passa somente 10% do tempo ao ar livre, o que gera mais estresse, problemas de saúde e até um rendimento menor no trabalho. Considerando que aqui no Brasil as coisas não são muito diferentes, essa pesquisa facilmente pode ser aplicada na nossa realidade. Afinal, você já parou para refletir quanto tempo fica ao ar livre e a frequência com que as plantas fazem parte desse cenário?

Segundo outras pesquisas, a utilização de plantas em ambientes internos também ajuda na produtividade e criatividade.

Além de funcionar como uma fuga da dura rotina, a prática do Plantscaping também pode contribuir na educação dos pequenos. Pois assim como ter animais de estimação em casa contribui para as crianças desenvolverem consciência, empatia e respeito pelos animais, crescer em um ambiente envolvido de plantas os ajuda a saber a importância da natureza no planeta Terra, aprendendo a respeitar e cuidar de algo tão importante que cada vez mais tem entrado em zonas de risco.

Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/832814156075379411/

Vale lembrar que o Plantscaping vai além de apenas sair comprando vasos de plantas, trata-se de saber complementar e aprimorar um planejamento arquitetônico, de maneira que o “verde” esteja bem posicionado para passar a sensação de conexão e liberdade. Assim, unindo a mãe natureza com o objetivo de deixar os ambientes mais belos, também fornecendo qualidade de vida.

Mas é claro que em situações onde não existe condições financeiras de se contratar um profissional especializado em Plantscaping, você também pode se inspirar em alguns dos exemplos abaixo e ir montando do seu jeito. Já que o que importa mesmo é conseguir organizar um ambiente cheio de plantinhas que consigam passar a sensação de leveza, junto a um design atrativo e cheio de estilo.

Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7

Hortas Verticais

Para quem ama cozinhar, o Plantscaping também pode ser uma boa. Que tal apostar em hortas verticais em seu ambiente interno e colher temperos direto da raiz sem precisar sair de casa?

Fontes das imagens: 1, 2, 3 e 4

Vale lembrar que mesmo em caso de “faça você mesmo”, o ideal é pesquisar bastante sobre as espécies de planta e ver quais se adequam ao seu ambiente, já que muitas precisam de bastante luz, água e outros cuidados específicos.

Fontes das imagens: 1, 2, e 3

Com a dura vida na cidade grande, o Plantscaping deixa aos poucos de ser apenas uma estratégia e vem se tornando quase uma necessidade para uma boa saúde mental. Que tal investir em plantinhas no seu ambiente?

 

  • 0
  • 1588
Adrimar Construtora

A Adrimar está presente há de 30 anos no Litoral Sul de São Paulo. Suas realizações e diferenciais fazem com que seja reconhecida e consolidada por seus empreendimentos e serviços de alto padrão.